Gratidão: O Caminho para uma Vida Plena e Significativa

Foto do autor

Por:Alexandre O. Franco

Qual é a coisa pela qual você tem gratidão hoje?

Salmo 100.1 – 4. O que aprendemos sobre gratidão deste trecho?

Há alguns anos, Martin e Graça estavam servindo com a Missão Novas Tribos quando foram sequestrados por terroristas. Durante o ano em cativeiro, enfrentaram quase a fome e às vezes eram pegos no meio de tiroteios. No final, ambos foram baleados. Martin foi morto, mas Graça sobreviveu para contar a história.

Ela disse que, perto do final do sofrimento deles, um dos trechos das Escrituras que os sustentou foi o Salmo 100. Uma noite, Martin disse: “Você sabe, Graça, não sei por que o Senhor permitiu que isso acontecesse, mas hoje estive pensando no Salmo 100, como podemos servir ao Senhor com alegria.

Só porque estamos aqui não significa que não podemos servi-lo com alegria, então vamos servir ao Senhor com alegria.” Naquela noite, Martin foi baleado e morto, e Graça foi ferida no tiroteio. Mas aquelas palavras do Salmo 100 nunca morreram em seu coração.

“O Senhor me deu alegria”, foi seu testemunho. Conheça o livro ( 100 Versículos Bíblicos Que Todos Deveriam Conhecer de Cor ).

O que aprendemos sobre nós mesmos?

Você existe para Deus. Deus não existe para você. Ele é um Pai amoroso que nos ama. Mas Ele também é nosso Criador que nos fez. Por que devemos adorá-Lo? Sim, existem benefícios e bênçãos para nós — mas, em última análise, isso se resume ao fato de que Ele é Deus. Existimos para o Seu prazer (Apocalipse 4:11).

E Ele se alegra quando O adoramos. Por que Ele se alegra? Porque as pessoas se tornam como aquilo que adoram (Salmo 115:4–8). E Ele quer que sejamos como Ele. Conheça o livro ( 100 Versículos Bíblicos Que Todos Deveriam Conhecer de Cor ).

gratidão

[ GRATIDÃO ]

SEJA GRATO TODOS OS DIAS!

Qual aplicação você encontra neste Salmo?

O livro de Salmos transborda de louvor e adoração a Deus, mas apenas um salmo é destacado como um salmo de agradecimento. O Salmo 100 é um belo exemplo de como agradecer ao nosso Senhor.

Devemos gritar com alegria, adorá-Lo com alegria, cantar com alegria, reconhecer Sua grandeza e entrar em Sua presença com ações de graças. Por quê? Porque Ele é bom, Seu amor nunca falha e Ele é fiel.

Nas próximas manhãs, leia o Salmo 100 para começar o seu dia. Como você mostrará gratidão a Deus hoje?

1 Tessalonicenses 5:16–18 (NVI) “Estejam sempre alegres, orem sem cessar, deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” Como isso é possível? “Dê graças em todas as circunstâncias”?

Isso é realmente possível, ou o apóstolo Paulo estava tentando fazer algum ponto irônico aos tessalonicenses?

As pessoas não podem realmente agradecer quando acabaram de perder seus empregos, podem? Ou quando acabaram de descobrir que têm câncer? Ou quando estão sendo intimidadas na escola? Não há nada pelo qual ser grato em nenhuma dessas circunstâncias, não é?

Acontece que o apóstolo Paulo não estava brincando. Há coisas pelas quais ser grato em todas as circunstâncias. Só precisamos saber onde procurar.

Se tivermos dificuldade em enxergar além do mal em nossas vidas, podemos pedir a Deus para abrir nossos olhos para as coisas que Ele está fazendo e que não podemos ver.

Ele nos ajudará a ver amigos preocupados, médicos dedicados, professores atenciosos e outros recursos que talvez não tenhamos notado.

Mesmo que não possamos ver o que Deus está fazendo em nossas vidas agora, podemos agradecê-Lo pelas coisas que Ele fez no passado. Não há data de validade para as bênçãos de Deus.

Podemos mencioná-las em oração, não importa quanto tempo tenha se passado desde que as recebemos. Se nós, como família, aprendermos a louvar a Deus em todas as circunstâncias, nos aproximaremos dele.

Vídeo: Versículos de Gratidão

O que inclui “todas as circunstâncias”?

A verdadeira gratidão não permite escolher pelo que somos gratos. Em vez disso, somos instruídos a dar graças em todas as circunstâncias (1 Tessalonicenses 5:18). Note, todas as circunstâncias abrangem tudo — não apenas as coisas boas!

A gratidão é fácil quando lhe dizem que o câncer desapareceu, mas e se ele voltar? Se seu filho entra para o time de futebol, você comemora, mas e se ele for cortado? Casar-se com alguém que você ama é um presente, mas e o desgosto amoroso?

Amigo, é difícil dar graças em todas as circunstâncias. Alguns dias pode parecer totalmente impossível. Leva tempo para chegar ao ponto da gratidão.

Mas ouça estas palavras: Em Romanos 5, Paulo se alegra no sofrimento. O quê? Por quê?! Paulo sabia que o sofrimento, em última instância, produzia algo bom.

“Sabemos que as dificuldades desenvolvem uma paciência apaixonada em nós, e como essa paciência, por sua vez, forja o aço temperado da virtude, mantendo-nos alertas para o que Deus fará a seguir” (vv.3–4 MSG).

Outras versões da Escritura dizem que o sofrimento traz resistência, perseverança, caráter e esperança — e nesses podemos nos alegrar!

Como a vida é melhor para os gratos?

A Bíblia nos diz que há cinco palavras simples que podem transformar um lar miserável, solitário e irritado em um cheio de contentamento, relacionamentos significativos e um festim contínuo de alegria. Quais são essas palavras notáveis? “Dê graças em todas as circunstâncias.” É simples assim.

Quando começamos cada dia juntos dando graças pelo caráter de Deus, pela generosidade de Seu coração e pela sabedoria de Suas escolhas sobre nossas vidas, isso começa a transformar nosso ambiente.

Quando damos graças pela pessoa que casamos, pelos filhos que nos foram dados e pela família que é nossa, isso remodela nossa perspectiva.

Dar graças libera a alegria, as bênçãos e o ponto de vista de Deus sobre os problemas que enfrentamos. Isso derrota os planos do diabo de nos desencorajar e deprimir. Nos encontramos superando cada circunstância com verdadeira alegria, e descobrimos que somos mais que vencedores em Jesus Cristo.

seja grato

[ GRATIDÃO ]

Tenha sentimentos de gratidão!

O que é gratidão?

Queremos falar sobre como podemos ser pessoas que dão graças em todas as coisas, mas antes, vamos explorar alguns dos benefícios da gratidão.

Nada prevê a felicidade como a gratidão. Nenhuma atividade única prevê sua felicidade como a prática da gratidão.

Perceba que eu disse a prática da gratidão, não a atitude de gratidão. A gratidão é algo que você faz. Por exemplo, você pode fazer uma visita de gratidão.

Pense em alguém que teve um grande impacto em sua vida quando você estava crescendo, ou alguém que significa muito para você agora, mas você nunca realmente disse a eles.

Escreva uma carta de gratidão para eles. Diga-lhes o que eles fizeram que foi significativo e por que foi significativo para você.

Agende uma visita para ir vê-los. Seja um pouco vago quanto ao propósito. Vá e leia a carta para eles. Fale sobre isso. Chore. Abraçe.

Pesquisas científicas dizem que você ficará mais feliz e o efeito durará pelo menos 30 dias. Seligman relata: “A visita de gratidão produziu grandes reduções na depressão e grandes aumentos na felicidade um mês depois.”87

O ponto é que a gratidão é algo que você faz. Você escreve uma carta. Você vai até eles. Você lê para a pessoa pela qual você é grato. Você não apenas sente sentimentos de gratidão. Você escreve. Você dirige. Você lê.

Atividades que levariam à atitude de gratidão

Escreva três coisas pelas quais você é grato todos os dias e por que você é grato por elas. Parece simples, não é?

Na verdade, parece tão simples que há uma boa chance de você não levar isso a sério e realmente não fazê-lo. Mas é no fazer que todos os benefícios vêm. E, neste caso, os benefícios são enormes.

“Em um estudo de pessoas que completaram o primeiro exercício da web, ‘Três bênçãos’, Seligman descobriu que 94% das pessoas gravemente deprimidas se tornaram menos deprimidas, e 92% ficaram mais felizes, com um alívio médio dos sintomas de ‘impressionantes 50% em apenas 15 dias’ (Seligman, 2005).”88 “

As chances são de que você estará menos deprimido, mais feliz e viciado nesse exercício seis meses a partir de agora.

Gostaria de convidá-lo a manter essa ideia de gratidão no fundo da mente enquanto olhamos para alguns versículos que podem parecer não relacionados.

Primeiro, 1 Timóteo 5.13. Há muito mau comportamento aqui. Procure a causa. Qual foi a causa desse mau comportamento? Note que diz que eles adquiriram “o hábito”.

Há uma ideia semelhante em Hebreus 10.24 – 25. Por que algumas pessoas do nosso grupo não estão aqui hoje? O último é um clássico, e a que nos referimos anteriormente. Tem a ver com o hábito de se reunir com a igreja ou não.

Este versículo ensina que devemos formar o hábito de nos encorajarmos diariamente. A propósito, observe que o hábito não é sentar em fileiras retas e assistir ao mesmo evento acontecer no mesmo palco. O hábito é encorajar uns aos outros. Eu te encorajo; você me encoraja. É um hábito. Nós fazemos isso todos os dias.

Vídeo: Gratidão, a Rainha das Virtudes

Qual é o lugar do hábito na vida cristã?

Oração ou não é uma função do hábito. Lemos nossas Bíblias ou não é uma função do hábito. Vamos à igreja ou não é uma função do hábito.

O escritor de Hebreus advertiu que algumas pessoas haviam saído do hábito de se reunir com outros crentes — para prejuízo de todos. Eles não pretendiam parar de se reunir.

Eles não pararam de se reunir como um ato de rebelião. Eles simplesmente saíram do hábito. A maior parte da vida é assim.

Você se exercitou hoje? Se não, é provável que você não tenha formado o hábito de se exercitar. Você teve um Momento a Sós hoje? Se não, é quase certo que você não tenha cimentado o hábito de Momento a Sós.

Você está doando regularmente? Não? Forme um hábito. Você está memorizando a Palavra de Deus? Que hábito maravilhoso é esse! “Bons hábitos são difíceis de formar e fáceis de viver com eles.

Maus hábitos são fáceis de formar e difíceis de viver com eles.”

o poder da gratidão

[ GRATIDÃO ]

Pratique gratidão!

Como você formaria o hábito da gratidão?

Estabeleça uma prioridade. Vá para uma consistência implacável. Obtenha uma longa lista de razões pelas quais você deseja estabelecer o hábito e quais serão as consequências ruins se você não o fizer. Leve alguns amigos com você. Determine excessivamente o sucesso.

Quanto tempo leva para formar um hábito? Pesquise no Google, “Quanto tempo leva para formar um hábito?” e você pode encontrar a resposta, “21 dias.” Leia as entrelinhas. A pesquisa mostra que leva muito mais do que isso — cerca de dois meses.

É claro que depende do que é esse hábito. Entrar no hábito de comer sorvete é mais fácil do que entrar no hábito de comer brócolis.

Para desenvolver um hábito, é bom estabelecer uma prioridade e ir para uma consistência implacável. Como isso se pareceria no desenvolvimento do hábito da gratidão?

Quando ensino sobre Momento a Sós, sempre volto a Neemias 8.5, “Ezra abriu o livro.” Sempre explico que esta é a parte única mais difícil de formar o hábito transformador de ter um Momento a Sós diário. Abra o Livro.

Uma vez que o Livro é aberto, todas as coisas boas acontecem. Você pode encontrar algo realmente interessante. O Espírito Santo pode começar a trabalhar.

Você pode encontrar algo que desperte sua curiosidade. Você pode ter uma pergunta. Você pode encontrar algo para aplicar. Todas as coisas boas acontecem quando você abre o Livro. Nada acontece até que o Livro seja aberto.

A prioridade neste caso é abrir o Livro. Se você quer ter uma vida vibrante, vital, calorosa e transformadora com Deus, isso se resume em grande parte ao hábito de começar o seu dia com a sua Bíblia no colo. Isso começa com abrir o Livro.

Quando comecei a me exercitar anos atrás, estabeleci uma prioridade — dar uma volta no quarteirão todos os dias. Andar todos os dias. Não estabeleci o objetivo de andar cinco milhas por dia. Estabeleci uma prioridade. Uma curta volta no quarteirão todos os dias.

Lembro-me de uma noite voltando da igreja. Eram nove horas, estava frio e escuro. Eu estava cansado e mal-humorado. Percebi que não tinha dado minha volta. Dei minha volta. Andei. Dei uma volta no quarteirão.

Pergunta: quanto essa volta de meio quilômetro ao redor do meu quarteirão fez diferença para minha saúde geral? De um ponto de vista, não fez nenhuma diferença. Uma volta de meio quilômetro não vai mudar sua vida.

Por outro lado, fez toda a diferença do mundo. Ajudou a formar um hábito — um hábito que mantive até hoje. Com o hábito de exercício diário, uma boa saúde é muito mais provável. De uma perspectiva estatística, posso esperar uma saúde muito melhor nos próximos anos porque dei essa volta de meio quilômetro.

Por que não podemos apenas tentar ser gratos este ano?

Muito do ensino cristão sobre discipulado poderia ser reduzido a esta frase: tente fazer melhor. Raramente funciona. Aqui está o que eu recomendo.

Trabalhe em estabelecer o hábito de gratidão este mês. Faça um plano para fazer algumas coisas que não estão no seu hábito normalmente. Diga o que você vai fazer, onde você vai fazer, quando você vai fazer, e com quem você vai fazer.

Então faça isso. Uma e outra vez. Consistentemente. Implacavelmente. Nos próximos dois meses. E então. Deixe-se surpreender pelos benefícios.

Crie uma lista de razões pelas quais você gostaria de se estabelecer no hábito de gratidão. E, em seguida, responda à pergunta: o que acontecerá se você não estiver no hábito de gratidão? Que coisas ruins acontecerão? Pense sobre isso. Anote algumas respostas. Compartilhe com o grupo.

Estudo Bíblico de Gratidão

[ GRATIDÃO ]

Tenha hábitos de gratidão!

Leve alguns amigos com você.

A melhor maneira de começar um novo hábito é começar com um grupo de amigos. É difícil falhar em um grupo. Quando comecei a correr pela primeira vez, foi com um grupo de amigos.

Nunca correria por conta própria. Nunca correria sozinho. Por outro lado, nunca perdi uma corrida com esse grupo de amigos.

Comecei com um grupo de amigos. Continuamos incentivando uns aos outros. Mantivemos uns aos outros responsáveis. Encorajamos um ao outro. Eu sou grato a esses amigos. Não tenho certeza se eu teria feito isso por conta própria.

Determine excessivamente o sucesso.

Seja excessivo em medir o seu sucesso. Faça um gráfico. Mantenha um diário. Tire notas. Descubra maneiras de se avaliar. Este é um ponto difícil para muitos cristãos. Somos muito indulgentes conosco mesmos.

É difícil determinar excessivamente o sucesso, mas vale a pena o esforço.

Como você poderia aplicar o que aprendeu?

Mantenha um diário. Faça um plano. Inclua outras pessoas. Determine excessivamente o sucesso. O que você acha que aconteceria se você passasse dois meses trabalhando em estabelecer o hábito da gratidão?

O que seria diferente em sua vida? O que seria melhor? Se a ideia de duas semanas ou dois meses parece opressora, experimente o Plano de 21 Dias.

A cada dia, escreva três coisas pelas quais você é grato. Ao lado de cada item, escreva o porquê. Ao longo do dia, fique atento a oportunidades para expressar gratidão aos outros.

atitude de gratidão estudo bíblico

[ GRATIDÃO ]

Aplique gratidão em sua vida!

O que você gostaria de fazer em resposta ao que aprendeu hoje sobre gratidão? Escreva nos comentários abaixo!

Veja Também:

Salvação: O Segredo Para Uma Vida Plena E Feliz

VERSÍCULO DO DIA – Salmos 34:14

Oração – 10 Orações ESSENCIAIS Para Pai Ou Mãe Esgotado(A)

FAQ: Perguntas e Respostas